Palestrantes

Profª Drª Eng.ª Michele Tereza Marques Carvalho – UnB
Engenharia Civil (2000), especialista em Planejamento Urbano e Ambiental (2001), mestre em Engenharia Civil (2005) pela Universidade Católica de Goiás e doutora em 2009 pela Universidade de Brasília. Atualmente desenvolve trabalho que visa avaliar as composições de serviços de engenharia do SINAPI e estudos abordando os seguintes temas: produtividade na indústria da construção civil, planejamento de grandes obras, sistema de gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão de projetos, gerenciamento de riscos em contratos de obras públicas e minimização de riscos relativos ao tripé custo, prazo e qualidade de empreendimentos de geração de energia elétrica.

Eng. André Pachioni Baeta – TCU
Engenheiro mecânico graduado pela Universidade de Brasília. Desde 2004, exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas. Está atualmente na assessoria da Secretaria de Fiscalização de Obras Aeroportuárias e de Edificação. É autor dos livros “Orçamento e Controle de Preços de Obras Públicas”, “RDC - Regime Diferenciado de Contratações Públicas – Aplicado às Licitações e Contratos de Obras Públicas”, publicados pela Editora Pini. Também é conferencista em diversos eventos e instrutor da ESAF e do Instituto Serzedello Corrêa – TCU, onde ministra cursos de RDC e de auditoria e orçamentação de obras. Foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas - Ibraop para o biênio 2013/2014. Ainda no âmbito do Ibraop, coordenou a elaboração das Orientações Técnicas OT-IBR 004/2012 (Precisão do Orçamento de Obras Públicas) e OT-IBR 005/2012 (Apuração do Sobrepreço e Superfaturamento em Obras Públicas). É integrante da Comissão de Estudo Especial CEE-162 da ABNT, que tem por objetivo elaborar uma norma técnica sobre orçamento de obras.

Eng. Carlos Eduardo Veras Neves – ANTT
Engenheiro Civil formado pela Universidade de Brasília e Mestre em Geotecnia pela mesma universidade. Aluno do Curso de MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Estratégia na Fundação Getúlio Vargas. Foi auditor interno da área de infraestrutura na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF). Foi Analista em Infraestrutura de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde ocupou funções de Coordenação, Coordenação-Geral e Assessoria. Foi Gerente de Projeto e responsável pela criação da área de gerenciamento de riscos no DNIT. Atualmente é Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde atua na Superintendência de Marcos Regulatórios.

Eng. Daniel Matos Caldeira – CGU  
Engenheiro Civil pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília – UnB. Atualmente é Assistente Técnico da Coordenação-Geral de Auditoria da Área de Minas e Energia da Controladoria-Geral da União em Brasília, onde ingressou em 2008, para o cargo de Analista de Finanças e Controle, área Auditoria e Fiscalização de Obras Públicas. Antes, foi Analista de Reforma e Desenvolvimento Agrário/Engenheiro Civil do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA e Analista de Infraestrutura de Transportes/Engenheiro Civil do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT. 

Eng. Thiago Regal da Silva, PMP
Engenheiro Eletricista pela UFRGS e mestrando em engenharia pela mesma universidade com período "sanduíche" na Universidade de Münster - Alemanha. Possui certificação internacional PMP® (Project Management Professional) concedida pelo PMI®. Membro do PMI® desde 2010, atua como Diretor de Convênios e Alianças do PMI-RS, além de contribuir com a criação de provas de certificação PMP e PfMP. Possui experiência em gestão de projetos e portfólios, em empresas multinacionais e de engenharia, implantação de Escritórios de Projeto (PMO) e gestão de projetos internacionais. 

Eng. Jean Marlo Pepino de Paula – IPEA
Técnico em Edificações (1994) e Engenheiro Civil (2001) formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG – UFJF. Trabalhou em grandes empresas privadas nacional e multinacional de engenharia consultiva em projetos técnicos especializados e gerenciais, especificamente no planejamento, implantação, manutenção e ampliação de obras de grande porte relacionadas a saneamento e infraestrutura industrial. No setor público, desde 2007 atuou nas áreas de infraestrutura predial e no planejamento e regulação da infraestrutura de transportes, sendo atualmente mestrando na área de planejamento do Programa de Pós Graduação em Transportes do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília – UnB e Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada - IPEA, onde desenvolve estudos e avaliações para subsidiar o planejamento e elaboração de políticas públicas na área de infraestrutura.

Eng. Magno de Carvalho – Superintendente da Infraero
Engenheiro mecânico formado pela Universidade de Brasília – UnB, pós-graduado em Gerência de Projetos ,FGV Management-DF - Fundação Getúlio Vargas, PMI (Project Management Institute) – Methodology of Projects; Green Belt - SIX SIGMA Methodology (Ge -General Eletric Consulting/Votorantim).
Trabalhou em empresas como Cushman & Wakefield Semco, Votorantim Cimentos, Cimento Planalto S.A., SKF /GOODYEAR, e Secretaria de Educação do Distrito Federal (GDF) como Professor. Atualmente é Superintendente de Empreendimento do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, atuando na gestão das obras do PAC e Copa do Mundo 2014 nos Aeroportos de Manaus, Salvador, Fortaleza, Cuiabá e São Gonçalo do Amarante em Natal/RN.


Eng. Mauro Biancamano Guimarães – CGU
Mestre em Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília – Unb. Atua como Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União – CGU e atualmente chefe de divisão do Gabinete da Diretoria de Auditoria da Área de Infraestrutura, que executa auditorias de obras públicas e presta assessoramento técnico às coordenações ligadas à Diretoria. Atuou como Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, especificamente na análise e aprovação de estudos de inventário de bacias hidrográficas, de estudos de viabilidade e de projetos básicos de usinas hidrelétricas.

Engª. Mariana Campos Porto – DNIT
Engenheira Civil formada pela Universidade de Brasilia. Trabalhou em grandes projetos público e privado em empresa multinacional de engenharia consultiva utilizando metodologias PMBOK, especificamente no planejamento e implantação de projetos empresariais e de obras de grande porte industrial. Desde 2012 é analista de infraestrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Possui a certificação PMP, emitida pelo Project Management Institute. Atualmente trabalha na gerência de risco do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

Eng. Tarcísio Gomes de Freitas – Diretor-Executivo do DNIT

Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia, pós-graduado em gerenciamento de projetos e engenharia de transportes. Atuou como engenheiro em obras do exército no Brasil e no exterior. Foi chefe da Seção Técnica da Companhia de Engenharia da Força de Paz da Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti e Coordenador-Geral de Auditoria da Área de Transportes da Controladoria-Geral da União. Atualmente é o Diretor Executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT.